quinta-feira, 17 de julho de 2008

Patrícia Kogut critica novamente DS


Deborah Secco: falta se entregar a Maria do Céu

Com seu jogo de aparências, "A favorita" está desafiando os atores a construir e desconstruir os tipos para deixar o público sempre na dúvida. Por exemplo, Flora , que todo mundo via a priori como mocinha, tem feito mil maldades. O inverso se dá com Donatela quando todos já achavam que a ricaça era péssima pessoa, ela dá provas de bom caratismo. No minuto seguinte, as coisas voltam a se alterar. Trata-se de um exercício excelente para bons atores e de uma diversão para o telespectador. É ainda uma mostra da inteligência do autor, João Emanuel Carneiro, e uma novidade em nossas novelas.

Talvez por isso, a performance de Deborah Secco como a eterna sex symbol desvalida esteja destoando do resto. Até a caracterização da atriz caiu no clichê. Os vestidinhos curtos, o desgrenhamento de butique, o jeito de andar, tudo parece uma preparação para um editorial de moda da "Vogue" no sertão. A voz rouca - mal trabalhada - e a languidez da atriz ao se movimentar em cena colaboram para essa impressão. O sotaque à la Nerso da Capitinga completa o quadro.

Mas por que o mesmo não acontece com Ana Roberta Gualda, que faz Greice, irmã de Maria do Céu? Ela e Nélson Xavier (pai), também com personagens que exigiram um trabalho de composição, nem por isso, caíram na caricatura. Sente-se que o texto também pede que Céu seja ambígua: ela é uma garota ambiciosa sem limites ou uma ingênua, cega pela paixão? Mas o desempenho de Deborah faz a personagem ser uma só, muito parecida com a manicure que a mesma atriz interpretou em "Celebridade", ou com a Sol de "América" (sem o sotaque, claro). O desafio não é, enfim, muito diferente do que foi oferecido a Patrícia Pillar e Claudia Raia. Deborah precisa experimentar os caminhos de uma interpretação mais cheia de nuances, mais sutil, para se transformar numa Maria do Céu mais trabalhada. Ela tem potencial para isso.


Eu, Larah Vampira, não concordo com isso! No blog da jornalista, onde ela postou essa nota, tem várias pessoas fazendo comentários maldosos sobre a Deborah. Se vc puder, ajude-nos a defendê-la CLICANDO AKI (Precisa se cadastrar para ler os Comentários)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário