domingo, 13 de julho de 2008

Deborah Secco deixa a vaidade para interpretar Maria do Céu


Atriz tem sua imagem desconstruída com nova personagem em A favorita, que não tem onde morar e nem o que comer

Ser retirante não é fácil. Nem mesmo na ficção. Deborah Secco foi obrigada a desconstruir Deborah Secco para construir Maria do Céu, sua personagem na novela A favorita, da Globo. Na trama das nove, ela é uma jovem do interior que não aceita a condição de miséria da família, e troca a cidade natal pela falsa promessa de uma casa própria e uma vida melhor na fictícia Triunfo, nos arredores da capital. "Gravo sem maquiagem e com o cabelo crespo. É a desconstrução da minha imagem. O legal de tudo isso é ficar desprovida de vaidade e de luxo. O visual é diferente de todos os que já tive", conta a intérprete.

A atriz diz ainda que quem vê figurino não vê personalidade no folhetim. "Ela é forte. Por mais que fique acuada por ser humilde, tem voz ativa, diz que tem de sair daquela situação. A força humana é a linha central da personagem." Deborah Secco tentou ser bóia-fria na vida real por alguns dias, para buscar informações sobre um universo tão diferente do seu, e compor o papel, mas não conseguiu. Ela foi reconhecida e assediada por mulheres que têm histórias parecidas com a sua Maria do Céu e que serviriam de inspiração.

Então, apelou a reportagens e documentários sobre o tema. "Fui até elas, mas não consegui enxergá-las. As pessoas queriam ver a Deborah", conta. "Peguei no jornalismo o que pude, como o olhar e o jeito delas, que são diferentes da gente". A memória também auxiliou na construção. "Para a minha felicidade como atriz e minha infelicidade como cidadã, vejo gente como ela nos jornais todos os dias." Aulas de prosódia para ganhar um sotaque caipira e de postura para ficar levemente curvada completaram o trabalho.

A rotina de privações, contudo, está com os dias contados. Maria do Céu, o pai, Edivaldo (Nelson Xavier), e a irmã, Greice (Roberta Gualda), vão reagir à vida dura de maneira diferente nos próximos capítulos. "São três personagens distintos, cada um vai tomar um rumo de acordo com sua personalidade. Eles seguem estradas diferentes para sair da miséria." Apaixonada por Cassiano (Thiago Rodrigues), ela decide trabalhar na empresa para disputá-lo com Lara (Mariana Ximenes), a namorada dele. Mais tarde, também se envolve com Halley (Cauã Reymond), filho da cafetina Cilene (Elizângela), e acaba virando garota de programa.

A nova fase ainda é cercada de mistério. "O João (Emanuel Carneiro, autor da novela) e o Ricardo (Waddington, diretor) me falaram pouco sobre isso. É bacana porque as informações chegam junto para mim e para ela." A ambição e o visual sujinho remetem a outra personagem de Deborah: Sol, protagonista da novela América (2005), de Glória Perez. A menina deixou o Rio para virar imigrante ilegal nos Estados Unidos e sofreu horrores em território estrangeiro. Mas a atriz descarta semelhanças entre as duas. "Ela é diferente da Sol. Além da personalidade, é mais pobre, não tem onde dormir, o que comer. Acho a Maria do Céu mais parecida com a Darlene (da novela Celebridade, de 2003). Ela também queria mudar de vida a qualquer custo."

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário