sábado, 9 de agosto de 2008

Matéria BOA FORMA

Deborah Secco: o pilates preserva esta área

Aos 28 anos, a atriz comemora ter alcançado o equilíbrio que sempre buscou: encontrou uma atividade física que dá prazer, conseguiu organizar sua rotina para fazer tudo o que gosta (por mais que trabalhe muito), sente o coração tranqüilo e nunca esteve tão linda – uma conquista e tanto para quem já pesou 20 quilos a mais

Por mais que a gente saiba que o personagem de novela não tem nada a ver com a personalidade do ator, acaba formando uma idéia a respeito daquela pessoa. Afinal, ela está todos os dias em nossa casa – cada vez, vivendo uma história diferente. Mas, se fizermos isso com Deborah Secco, vamos errar. Maria do Céu, da novela A Favorita, exibida pela Rede Globo, está bem longe de ser eleita a Miss Simpatia e a Deborah verdadeira, aquela que chega para a entrevista com o cabelo ainda molhado do banho, um vestidinho de algodão, um par de tênis e um sorriso com um pedido de desculpas pelo pequeno atraso, conquista em instantes.
Doce e delicada, em palavras e gestos, também não lembra em nada as mulheres cheias de atitude que interpretou recentemente, como a manicure Darlene (Celebridade, 2003), a sedutora Lara (Beijo do Vampiro, 2002) e a espevitada Íris (Laços de Família, 2000). “Sempre tenho papéis fortes. Na vida real, sou mais tranqüila. Não que não batalhe pelas coisas que quero. Luto sim. Trabalho desde os 8 anos. Mas os meus prazeres são simples: fico feliz só por estar com a minha família, cozinhar para o namorado, ler um livro ou ainda ficar quietinha em casa, sem fazer nada”, conta

A opção pela simplicidade
também aparece na maneira de se vestir da atriz. Ela não chega a evitar roupas e acessórios de marcas famosas, mas não ostenta peças caras todas as vezes que sai de casa. “Esse biquíni é maravilhoso (diz ao olhar para a peça dourada que veste neste ensaio), mas chique demais para a praia. Adoro biquíni cortininha e sou do time calça-jeans-e-camiseta.” Quando quer incrementar a produção, aposta em uma bolsa legal, sapatos bonitos e óculos escuros bacanas.

Tudo na agenda
Toda atriz sempre fala da loucura que é a época de gravação. Por isso, é estranho ouvir que, apesar do seu papel de destaque na novela, Deborah tenha tempo de ficar quieta em casa, fazer pilates, namorar e o que mais entender. Sim, ela consegue. “Uso a agenda como ninguém. Preencho os horários com tudo o que pretendo fazer, por mais bobo que seja o compromisso. Programo até o tempo para arrumar os sapatos no armário. Se preciso cochilar, coloco o despertador para tocar em uma hora. Assim, não sou engolida pelo dia”, conta.
Além de fazer tudo o que quer, se entrega inteiramente à cada atividade. Consegue enfileirar os sapatos sem pensar no texto que precisa decorar. E decorar o texto sem ficar aflita com mais nada. Desse jeito, vive as pequenas (e essenciais) coisas do dia-a-dia em paz. “A organização é o melhor recurso para quem tem muitas tarefas profissionais, mas não quer se afastar da casa, da família e dos amigos. Vejo o meu tempo render. Recomendo. Funciona”, garante.

20 quilos acima do peso
Ficar craque na organização da rotina é uma das coisas que Deborah aprendeu por necessidade e com o tempo. Errando. Hoje, aos 28 anos, coleciona outras lições. A mais perigosa delas, que colocou sua saúde em risco e a deixou 20 quilos mais gorda, foi tentar mudar seu corpo em apenas um mês. Esse era o tempo que tinha para ganhar as curvas do personagem Lara, de Beijo do Vampiro. O personal trainer prescrevia exercícios pesados e injeções que dizia conter suplementos. “Nunca tinha feito musculação na vida e comecei a treinar com muito peso – só isso já foi suficiente para me deixar com dorz nos joelhos. Mas tem mais: suspeito que havia hormônios nas injeções que o professor me indicava para fazer os meus músculos saltarem”, diz. Passado algum tempo, ela começou a engordar, engordar e a ficar muito deprimida. “Cheguei aos 70 quilos. Não tenho certeza, mas desconfio que esses hormônios foram o gatilho do meu problema na tireóide.”
A atriz demorou para descobrir que o excesso de peso estava relacionado a uma doença chamada tireoidite auto-imune de Hashimoto. Esse problema pode deixar o metabolismo lento e provocar sonolência, cansaço, depressão, unhas fracas e aumento de peso. “Ela já apresentava uma tendência genética para desenvolver o problema. Não dá para afirmar com certeza o que desencadeou o quadro – se foi hormônio, medicamento, stress”, explica Heloísa Rocha, endocrinologista que diagnosticou que a mãe de Deborah também era portadora da doença.
Hoje, a tireoidite da atriz está controlada, mas ela toma medicamentos diariamente e faz exames a cada seis meses para avaliar o funcionamento da glândula. “Não acredito mais em modificação do corpo em tempo recorde. O preço que paguei foi alto demais”, diz.

Paixão pelo pilates
Deborah estava sem fazer atividade física havia algum tempo. Quando começou a interpretar Maria do Céu, passou a forçar a postura, fechando um pouco os ombros para a frente (para parecer mais feia, diga-se de passagem). As costas reclamaram e ela procurou um especialista, que sugeriu sessões de RPG (reeducação postural global). Como passa parte da sua semana em Porto Alegre, onde mora seu namorado, o jogador de futebol Roger Flores, ela precisaria marcar sessões de RPG também naquela cidade. “Não encontrei um bom lugar perto da casa do Roger, então decidi fazer pilates. A técnica é séria, acabou com as dores nas costas, ajustou a minha postura e deixou meu corpo muito mais firme e flexível. Estou amando”, conta Débora, que freqüenta dois endereços – a Estação do Corpo, em Porto Alegre, e o Studio K & E, no Rio de Janeiro – e não perde por nada as suas aulas. Tanta dedicação tem uma recompensa, Deborah realiza com perfeição até os movimentos mais difíceis, como você pode ver neste ensaio.

Verdura em cápsulas
Deborah malha regularmente, equilibra a vida pessoal e a profissional, mas não é o melhor exemplo na alimentação. Ela não gosta de verdura. “Sei que é importante comer folhas, mas não consigo. Fruta até faço uma força, mas salada não vai”, diz. Para não ficar sem as vitaminas e os sais minerais dos vegetais, recorre à suplementação prescrita pela médica ortomolecular Heloísa Rocha. “O ideal é se alimentar bem, aproveitar os nutrientes in natura. Insisto nesse ponto com Deborah e espero que um dia ela coma melhor. Enquanto isso, faço cápsulas para repor o que falta no seu organismo. A receita dela tem vários minerais, como zinco, selênio, manganês e cromo – esse último para diminuir sua gula por doce e carboidrato – e vitaminas, como betacaroteno”, diz Heloísa. A cada três meses, a atriz faz exames de sangue para verificar o que está em falta e, se for preciso, mudar os suplementos.

- expectativa + felicidade
Terminada a sessão de fotos, enquanto retirava a maquiagem, Deborah pegou sua câmera digital para mostrar as últimas fotos de seus sobrinhos e da filha do seu namorado. “Quando não estou gravando, almoço com a minha mãe quase todos dos dias. Vejo minha irmã e meus sobrinhos sempre. É com a minha família que relaxo e recarrego a bateria. Acho que todo mundo precisa desse porto seguro”, diz. Mesmo sendo louca por crianças, ela ainda não pensa em formar a sua própria família. “Estou feliz hoje. Minha terapeuta diz que a gente não deve criar expectativa porque esse é o caminho da frustração. Por enquanto, está tudo bem”, fala, quase de saída, enquanto emenda um assunto sobre seu seriado favorito, Sex in the City, e lamenta ainda não ter conseguido ver o filme (ela precisa colocar logo isso na agenda!). Falando em agenda, Deborah olha o relógio, desiste de esperar o almoço e sai correndo para gravar. Acabou o tempo que ela tinha para a entrevista: agora é hora de voltar ao trabalho!

Carboxiterapia contra a queda de cabelo
Este cabelão de Deborah é aplique. Na verdade, ela quase nunca determina o tamanho ou a cor do seu cabelo. “Meu corte vive em função dos personagens. A única vez que escolhi um look, foi quando cortei antes da novela. Logo depois, coloquei o aplique de novo”, diz. Tanto tira e põe de alongamento, tinta e escova deixou seus fios fracos e ela sentiu que estava perdendo cabelo. Para reverter a queda, começou a fazer sessões de carboxiterapia com a dermatologista Claudia Miki, que também cuida da sua pele. “A carboxiterapia estimula a circulação local, melhora a oxigenação e leva mais nutrientes para o bulbo – estimulando o nascimento e crescimento do fio. É eficiente para o cabelo fragilizado pelo uso excessivo de secador e alongamento e pela má alimentação”, fala Claudia.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário