quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Nua pelo planeta


Em ensaio exclusivo para QUEM, a atriz tira a roupa em defesa da coleta seletiva de lixo e da reciclagem de papel como formas de ajudar na preservação ambiental e na geração de empregos.

Há 11 meses, o condomínio no Recreio dos Bandeirantes onde a atriz Deborah Secco mora adotou a prática da coleta seletiva de lixo. Para ela, a separação de material reciclável do lixo orgânico não foi uma novidade. Há pelo menos cinco anos a atriz, a Maria do Céu, de A Favorita, já separava o lixo de sua casa. “É uma forma fácil de proteger o meio ambiente e ajudar na inclusão social”, diz. Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), por mês mais de 650 toneladas de lixo reciclável são coletadas de porta em porta na cidade e doadas às cooperativas parceiras. Deborah vibra com a causa ambiental: “É uma atitude que preservará o solo, os rios, além de criar empregos informais para um grande número de pessoas”. Só no Rio, existem 510 cooperados e cerca de 10 mil empregos ligados à coleta seletiva, entre catadores e empregados de compradores de recicláveis. O salário dos catadores chega a 500 reais. O Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia e cerca de 40% do lixo urbano é papel. Desde que estreou na TV, 15 anos atrás, Deborah vive rodeada de páginas e páginas de roteiros de novela. Antes, todo esse papel iria diretamente para o lixo. No entanto, graças a ações como a de Deborah, esse papel é reciclado e gera renda para várias famílias.

Eles fazem a diferença

O Projeto QUEM Faz a Diferença está em sua segunda edição e tem como objetivo divulgar as ações praticadas por famosos para a preservação do meio ambiente. Com isso, eles podem servir de inspiração para que outras pessoas tenham a mesma atitude. Na primeira edição, no ano passado, 21 celebridades mostraram que são os pequenos gestos do cotidiano que podem fazer muita diferença.

Quem abraçou a causa

A apresentadora Luciana Gimenez, o ator Sergio Marone, a apresentadora Eliana, o chef de cozinha Edu Guedes, a apresentadora Sabrina Sato, a apresentadora Cynthia Howlett, a atriz Cissa Guimarães, a apresentadora Penélope Nova, a atriz Isabel Fillardis, o ator Guilherme Berenguer, a atriz Patrícia França, o apresentador Britto Jr., o ator Dudu Azevedo, a atriz Bianca Rinaldi, o apresentador Marcos Mion, a atriz Juliana Barone, o empresário Gaetano Lops, a atriz Bárbara Paz, a apresentadora Luisa Micheletti, a atriz Nathália Rodrigues e o ator Cláudio Heinrich.




Galerinha, esse enfim era o outro ensaio, que comentei a um tempo atrás, porém não podia revelar o nome da revista. Ficou Perfeito, ainda mais sendo por uma causa nobre ;-[


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário