quinta-feira, 21 de maio de 2009

Atores da Rede Globo gravam na Serra Gaúcha


Apesar da temática diferente, do texto rimado e do cenário “sujo”, Decamerão, a Comédia do Sexo deu certo. A proposta ousada de Jorge Furtado alcançou 18 pontos no ibope em janeiro, quando foi apresentada como um especial. Em agosto volta à grade da Globo, na forma de microssérie. Serão quatro episódios com o mesmo tratamento minucioso na produção, no texto e na locação. Se a trama é rica em mentiras, invenções e brincadeiras, o ambiente dos bastidores chega a ser solene tamanha a concentração e disciplina de todos, focados para que as histórias do escritor medieval italiano Giovanni Boccaccio sejam tratadas com perfeição.
Em Garibaldi, Jorge Furtado tenta transplantar para a tevê o clima da Itália do passado. Fundada por uma colônia de italianos ainda no século XIX, a cidade serve de cenário para a trama e Furtado reforça o cuidado que teve em procurar uma locação tão especial, logo no primeiro programa. “Decamerão não tem data e a realidade me interessa muito pouco. Esse lugar é o ideal. Quase algo que não existe, parado no tempo”, explica. Deborah Secco, Daniel de Oliveira e Edimilson Barros aguardam o início das gravações deitados e cobertos em cima de colchões colocados no chão. O texto é decorado ali mesmo.
No início da manhã são rodadas as primeiras cenas, em uma casa toda feita em madeira, onde foi montada uma venda com objetos antigos. O cenário, aliás, é outro item tratado com muita dedicação. “Temos um acervo grande, mas alugamos muita coisa de um antiquário daqui. Tudo para dar o clima que precisamos na história”, explica o produtor de arte Pierre Olivé. Jorge Furtado entra no cenário pedindo para que Edimilson Barros e Daniel de Oliveira passem o texto juntos.
Daniel se aproveita do texto cheio de rima e bom humor para acertar as caras e bocas de seu personagem. Jorge finaliza a primeira bateria de cenas e pede que Deborah Secco venha para o set. A atriz finaliza a maquiagem, enquanto o diretor relembra o texto com Daniel de Oliveira. A cena é curta, mas o trabalho é grande. Decamerão está sendo rodado com uma única câmera com qualidade cinematográfica. Por isso, é preciso que se faça várias vezes a mesma cena, para pegar outros ângulos e planos diferentes. Na tomada, fica evidente o tratamento sensual sugerido no texto. A cena termina e os atores correm para o switcher onde conferem o que foi gravado.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário